HEARTS é um projeto Erasmus+ dedicado ao codesenvolvimento e à implementação piloto de estratégias inovadoras para a promoção da saúde mental no ensino superior, através de abordagens culturalmente sensíveis e baseadas na comunidade. Procura reforçar ambientes inclusivos e apoiar toda a comunidade universitária (estudantes e pessoal), especialmente de comunidades vulneráveis ou menos representadas.
Este consórcio inclui a ISOR-Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha), CIS-ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (Portugal), CRES - Università Ta’ Malta (Malta), UNICA Università Degli Studi di Cagliari (Itália), SCT COREP Consorzio per la Ricerca e l’Educazione Permanente Torino (Itália) e IUHPE (International Union for Health Promotion and Education, França).
Descarregar o folheto do HEARTS:: English, Spanish, Italian, Portuguese


O projeto HEARTS aplica uma abordagem transdisciplinar, intercultural e baseada na comunidade, orientada pelos princípios da Okanagan Charter e pelas competências-chave para a promoção da saúde estabelecidas pela International Union for Health Promotion and Education (IUHPE).
Estas metodologias integram saberes científicos, artísticos e sociais para criar ambientes de aprendizagem inclusivos e culturalmente sensíveis, que promovam o bem-estar e a saúde mental no contexto universitário.
Entre as práticas utilizadas encontram-se: o diálogo intercultural e inter-religioso; os rituais de luto e identidade; o teatro comunitário, o storytelling e as dinâmicas participativas; a terapia cognitivo-comportamental culturalmente adaptada; a comunicação em saúde, o visual thinking e a gamificação; a aprendizagem socioemocional, a construção comunitária e a participação ativa como eixos fundamentais do projeto.
O HEARTS dirige-se principalmente a estudantes e pessoal universitário que tenham passado por experiências difíceis ou situações de vulnerabilidade. Isto inclui pessoas refugiadas, requerentes de asilo, vítimas de violência, minorias culturais ou religiosas, e quem enfrenta desigualdades de género, precariedade socioeconómica, discriminação por deficiência, idade ou orientação sexual, bem como aquelas pessoas afetadas por perturbações pós-COVID. Também se centra em promover ambientes mais seguros, inclusivos e culturalmente sensíveis para toda a comunidade universitária.
O projeto envolve ativamente pessoal especializado em serviços de apoio universitário, como unidades de saúde mental, inclusão e aconselhamento psicoeducativo; bem como associações estudantis, redes educativas e entidades colaboradoras que trabalham no âmbito do ensino superior. Além disso, o HEARTS procura dialogar com decisores políticos comprometidos com políticas universitárias inclusivas e sustentáveis em matéria de saúde mental.
Disponível nos idiomas do projeto (EN, SP, IT, PT)
O Manual de Atividades HEARTS: Atividades para promover a promoção da saúde mental a partir de uma abordagem culturalmente sensível e comunitária no ensino superior foi desenvolvido pelas instituições e organizações parceiras do projeto HEARTS. Apresenta cinco percursos de aprendizagem completos, cada um com atividades práticas e adaptáveis concebidas para promover a saúde mental em contextos universitários.
Inclui descrições detalhadas de workshops e guias passo a passo que permitem a profissionais do ensino superior implementar as atividades com os seus próprios grupos.
Baseado em abordagens inclusivas, culturalmente sensíveis e centradas na comunidade, oferece metodologias adaptadas para estudantes, pessoal universitário e grupos mistos, apoiando o bem-estar, reduzindo o estigma e promovendo ambientes de aprendizagem saudáveis e participativos.
O Guia HEARTS foi co-criado por seis instituições europeias e baseia-se nos resultados anteriores do projeto: o Foundation Bricks Report e o Manual de Atividades.
Fornece orientações práticas e recomendações estratégicas para promover a saúde mental no ensino superior através de abordagens culturalmente sensíveis, inclusivas e baseadas na comunidade.
O Guia inclui:
Foi concebido para pessoal académico e não académico, estudantes e profissionais que trabalham para criar ambientes universitários inclusivos e de apoio.
O HEARTS Foundation Bricks Report: Mental Health Needs Assessment of Five European Higher Education Institutions aborda a atual crise de saúde mental no ensino superior, agravada pela pandemia de COVID-19, as tensões globais, a discriminação contra minorias sociais, o aumento do stress e sistemas de apoio insuficientes. Através de um diagnóstico exaustivo realizado em cinco universidades (Barcelona, Lisboa, Turim, Cagliari e Malta), mediante mapeamento de serviços, inquéritos e entrevistas, o relatório oferece uma perspetiva transdisciplinar e intercultural sobre os desafios atuais em saúde mental.
Os resultados destacam a necessidade urgente de reforçar o sentido de pertença e ligação nos ambientes universitários, revelando lacunas nos serviços, barreiras de acesso e apoio insuficiente para grupos diversos. O relatório defende estratégias preventivas e holísticas para ajudar as universidades a desenvolver quadros de promoção da saúde mental mais eficazes e sensíveis à diversidade.
Avaliação das Necessidades de Saúde Mental de Cinco Instituições Europeias de Ensino Superior

Atividades para promover a promoção da saúde de forma culturalmente sensível e baseada na comunidade para a Saúde Mental no Ensino Superior (EN, ES, PT)

Um Guia para a Introdução da Promoção da Saúde Mental de forma culturalmente sensível e baseada na comunidade no Ensino Superior

Campanha para aumentar a consciencialização e a compreensão da promoção da saúde para a prevenção e o apoio em situações de trauma entre estudantes e pessoal







HEARTS Higher Education Action Response for Trauma Support (Project Number: 2023-1-ES01-KA220-HED-000158841) is a strategic partnership within the Erasmus+ Programme of the European Commission. The European Commission's support for the production of this publication does not constitute an endorsement of the contents, which reflect the views only of the authors, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.
Usamos cookies para analizar el tráfico del sitio web y optimizar tu experiencia en el sitio. Al aceptar nuestro uso de cookies, tus datos se agruparán con los datos de todos los demás usuarios.